Campanha contra Hanseníase, Verminoses e Tracoma na escola
A Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), em parceria com a
Secretaria Municipal de Educação (Semed), visitaram a escola com a Campanha Nacional
contra Hanseníase, Verminoses e Tracoma. O objetivo da ação é proteger
crianças e adolescentes contra essas doenças e alertar pais e
professores sobre os seus sintomas.
Na ultima terça-feira a escola recebeu a equipe da saúde para realizar a etapa contra verminoses. Mais de 90% dos alunos receberam a medicação.Todo o trabalho foi acompanhado pelas professoras de laboratório de ciências, Luzimar e Elaine.
Saiba mais:
Hanseníase
No Brasil, a hanseníase ainda persiste como problema de saúde pública, sendo que Mato Grosso do Sul é o 12º estado brasileiro com maior coeficiente de detecção de casos novos em todo o País e o 20º no que se refere ao coeficiente de detecção de menores de 15 anos.
No ano de 2013, Mato Grosso do Sul registrou um coeficiente de detecção geral de 8,0/100.000 habitantes e um coeficiente em menores de 15 anos de 5,3/100.000 habitantes, ambos indicadores considerados altos, segundo os parâmetros do Ministério da Saúde. A hanseníase tem cura e o tratamento é gratuito e oferecido em toda a rede pública de saúde.
Verminoses
As crianças constituem um importante grupo de risco para as infecções por geohelmintos, uma vez que estão em fase de intenso crescimento físico e desenvolvimento cognitivo. O impacto negativo da infecção produz, além da redução no desenvolvimento físico e mental, uma diversidade de quadros mórbidos que incluem diarreia, dores abdominais, inapetência, perda de peso, até complicações como a formação de granulomas e processos obstrutivos que exigem intervenção cirúrgica, podendo inclusive levar ao óbito.
Com a ação de redução da carga de infecção por geohelmintos, o Ministério da Saúde propõe a implantação do tratamento quimioprofilático em crianças de 5 a 14 anos.
Tracoma
O tracoma é uma infecção ocular transmissível por contato de pessoa a pessoa, causada por bactéria, que afeta comumente crianças, principalmente em idade escolar. Pode manifestar-se por meio da inflamação da conjuntiva (conjuntivite), que pode ser leve e com o passar do tempo, quando não tratada, poderá comprometer a visão. A detecção dessa doença se dá por meio do exame clínico ocular, que é feito por técnicos capacitados pelo Ministério da Saúde, e o tratamento é simples, feito com uma única dose de medicamento. Como ação estratégica para detecção de casos, será feita avaliação pelos profissionais de saúde, com detecção dos sintomas, para investigação de suspeitos, e aqueles que forem confirmados receberão o medicamento adequado.
Fonte: http://www.diariodigital.com.br/geral/estudantes-sao-alvo-de-campanha-contra-hanseniase-verminoses-e-tracoma/117543/
Comentários