Texto reflexivo: Inclusão

A história da educação é marcada pela exclusão de alunos com necessidades especiais. Não somente na educação. Mas como um todo, a humanidade em si é formada por padrões excludentes. Na educação vemos que o regimento a qual a escola foi fundamentada, há muita discriminação e relutância em aderir às mudanças. Conforme diz Romeu Sassaki em seu livro- Construindo uma sociedade para todos: a inclusão “é um processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir, em seus sistemas sociais gerais, as pessoas com necessidades especiais e simultaneamente, estas se preparam para assumir seus papéis na sociedade”.
A inclusão se faz necessária, ela beneficia o sistema educacional bem como a pessoa incluída. Devemos entender que incluir é ensinar a todas as crianças no mesmo espaço, mas de diferentes maneiras. É necessário pensar na educação dos futuros professores, que em sua formação não são orientados a trabalharem com os portadores de necessidades especiais, a grande maioria prioriza a visão para o ensino regular. O processo de inclusão deve começar com a conscientização da sociedade que servirá de apoio nas escolas. Existem muitos movimentos contra inserir um aluno com necessidades especiais juntamente com outros alunos. Conforme diz o texto de Maria Teresa: “Por tudo isso, a inclusão implica uma mudança de perspectiva educacional, pois não se limita aos alunos com deficiência e aos que apresentam dificuldades de aprender, mas envolve todos os demais, para que obtenham sucesso na corrente educativa geral”. Referências bibliográficas: Livro: Construindo uma sociedade para todos – Romeu Sassaki Texto: O direito de ser diferente, sendo diferente, na escola- Maria Teresa Eglér Mantoan

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