A influência dos Pais na Aprendizagem dos Filhos na Escola



A participação dos pais na educação dos filhos deve ser constante e consciente, saber seu papel e que podem ajudar e influenciar no processo de aprendizagem dos filhos na escola.
Resultados apontam a importância dessa mediação e no que ela pode ampliar o potencial de aprendizagem dos alunos.
A colaboração dos pais pode ser um fator determinante no processo de ensino aprendizagem, pois a parceria família x escola tem sido bastante enfatizada, como uma das metas para a educação.
Estudos recentes têm sido desenvolvidos nessa direção, mostrando as vantagens dessa parceria para todos os envolvidos na educação das crianças e adolescentes.

O envolvimento de pais na vida escolar do filho pode mostrar o quanto pode ser produtiva a parceria escola x família, para que isso ocorra os pais teriam que acompanhar tarefas e trabalhos escolares, ver caderno com as lições da escola, verificar se o filho fez as tarefas, estabelecer horário de estudo, informar-se sobre matérias e provas, quando não saber do assunto procurar aprender ou pesquisar para poder ajudá-lo nas tarefas e sempre procurando saber como o filho esta indo à escola, mesmo se não detectar nenhum problema.
Os pais agindo dessa forma com certeza nos ajudarão formar excelentes cidadãos e profissionais de sucesso.

Referências: Bhering. E. & Siraj-Blatchford, I. (1999). A relação escolapais: um modelo de trocas e colaboração. Cadernos de Pesquisa, 106,191-216.
Delors, Jacques (org.). Educação. Um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez/UNESCO/MEC, 2000.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Texto reflexivo: Inclusão