Aula 8º Ano - Prof Breno
ESCOLA
MUNICIPAL ELPÍDIO REIS
EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSOR:
BRENO MOREIRA I H SANTOS
AULA
PROGRAMADA OITAVO ANO
Os Jogos Cooperativos surgiram da preocupação com a excessiva
valorização que a sociedade moderna atribui à competição. Temos competido em lugares,
com pessoas, em momentos que não deveríamos, como se essa fosse a única opção.
Ao contrário de ser uma característica única e inerente à espécie
humana, a competição e a cooperação são valores culturais, ou seja, são valores
e atitudes construídas pela educação formal e informal.
Os Jogos Cooperativos são jogos com uma estrutura
alternativa onde os participantes jogam COM o outro, e não contra o outro.
Joga-se para superar desafios e não para derrotar os outros; joga-se para se
gostar do jogo e pelo prazer de jogar. São jogos onde o esforço cooperativo é
necessário para se atingir um objetivo comum e não para fins mutuamente
exclusivos.
Estes Jogos são estruturados para diminuir a
pressão para competir e a necessidade de comportamentos destrutivos, para
promover a interação e a participação de todos e deixar aflorar a
espontaneidade e a alegria de jogar.
JOGOS
COOPERATIVOS
|
JOGOS
COMPETITIVOS
|
VISÃO DE QUE
“TEM PRA TODOS”
|
VISÃO DE QUE “SÓ
TEM PRA UM”
|
OBJETIVOS COMUNS
|
OBJETIVOS
EXCLUSIVOS
|
GANHAR JUNTOS
|
GANHAR SOZINHO
|
JOGAR COM
|
JOGAR CONTRA
|
CONFIANÇA MÚTUA
|
DES-CONFIANÇA /
SUSPEITA
|
TODOS FAZEM
PARTE
|
TODOS À PARTE
|
DESCONTRAÇÃO /
ATENÇÃO
|
PREOCUPAÇÃO /
TENSÃO
|
SOLIDARIEDADE
|
RIVALIDADE
|
DIVERSÃO PARA
TODOS
|
DIVERSÃO À CUSTA
DE ALGUNS
|
VONTADE DE CONTINUAR
JOGANDO
|
PRESSA PRA
ACABAR COM O JOGO
|
ATIVIDADES
NOME: DESCOBRIR O QUE ESTÁ
MUDADO
IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Memória, perspicácia, observação
LOCAL: Ar livre e sala
Formação: círculos
Organização: pede-se a um aluno que deixe o local e faz-se algumas modificações
Execução: quando o aluno voltar o grupo começará a contar aumentando ou diminuindo a intensidade do canto à medida que ele se aproxima ou afasta do que mudou.
IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Memória, perspicácia, observação
LOCAL: Ar livre e sala
Formação: círculos
Organização: pede-se a um aluno que deixe o local e faz-se algumas modificações
Execução: quando o aluno voltar o grupo começará a contar aumentando ou diminuindo a intensidade do canto à medida que ele se aproxima ou afasta do que mudou.
NOME: PERSEGUIR A BOLA
IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Astúcia, rapidez, agilidade
MATERIAL: Bolas
LOCAL: Ar livre
Formação: duas colunas em posição fundamental. O primeiro de cada equipe com uma bola.
Execução: o primeiro de cada coluna lança a bola o mais longe possível no terreno do fogo. Isto feito, todos deverão correr para reformar a coluna atrás da bola atirada pela coluna contrária. Vencerá a coluna que se reformar em primeiro lugar.
IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Astúcia, rapidez, agilidade
MATERIAL: Bolas
LOCAL: Ar livre
Formação: duas colunas em posição fundamental. O primeiro de cada equipe com uma bola.
Execução: o primeiro de cada coluna lança a bola o mais longe possível no terreno do fogo. Isto feito, todos deverão correr para reformar a coluna atrás da bola atirada pela coluna contrária. Vencerá a coluna que se reformar em primeiro lugar.
Comentários