Aula 9º ano - Prof Breno



Qual a Frequência Cardíaca normal, alta e baixa
Drª. Ana Luiza Lima – Cardiologista

A frequência cardíaca indica a quantidade de vezes que o coração bate por minuto e o seu valor normal, em adultos, varia entre 60 e 100 bpm. Porém, ela variar com a idade, se a pessoa faz alguma atividade física ou se possui alguma doença cardíaca.
Basicamente quanto mais esforço o coração precisa fazer para mandar o sangue para o corpo, maior será seu esforço e consequentemente, maior será a frequência cardíaca dessa pessoa. E quanto mais eficiente for cada batida do coração, menor será a frequência cardíaca, por isso o ideal é que os batimentos cardíacos sejam sempre mais baixos, mas não tão baixos que não permitam que o sangue chegue a todo corpo, por isso existe uma taxa ideal que varia conforme a idade:
·                     Até 2 anos de idade: 120 a 140 bpm,
·                     Entre 8 anos até 17 anos: 80 a 100 bpm,
·                     Adulto sedentário: 70 a 80 bpm,
·                     Adulto que faz atividade física e idosos: 50 a 60 bpm.
Apesar de o batimento cardíaco normal ser de até 100 bpm, numa taquicardia, o coração pode bater até 400 vezes por minuto, sendo uma situação de risco.

Como medir a frequência cardíaca

Para medir, pode-se colocar o dedo indicador e médio na parte lateral do pescoço, onde se sente os batimentos cardíacos e contar quantas pulsações se percebe durante 1 minuto. O cálculo também pode ser feito contando os batimentos até 15 segundos e multiplicando o resultado por 4.


Texto completo em:



pesquisa em 18/02 20:31

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Texto reflexivo: Inclusão